artrologia
REFERÊNCIAS 9
ARTROLOGIA
SISTEMA ARTICULAR
Articulações são uniões entre dois ou mais ossos que possibilitam o movimento, seja ele restrito ou livre entre as peças ósseas.
O esqueleto possui três tipos de articulações, divididos de acordo com o tipo de movimento que as conexões ósseas proporcionam, considerando o tipo de tecido que se interpõe as peças articuladas.
Tipos de Articulações:
Articulação Fibrosa.
Articulação Cartilagínea.
Articulação Sinovial.
Articulações Fibrosas
Possibilita o movimento restrito entre as peças ósseas. Na verdade, ocorrem apenas vibrações entre ossos, porque entre eles o tecido existente é o conjuntivo fibroso. É formado por:
Sutura: Articulações fibrosas que se encontram entre os ossos do crânio, ligando-os entre si
Sindesmose: Articulações fibrosas permeada por tecido fibroso, como membrana ou ligamento interósseo, encontradas na articulação tíbio-fibular, e a membrana interóssea rádio-ulnar.
Gonfose: Articulações entre os dentes e os alvéolos da maxila e da mandíbula. Articulações Cartilagíneas
Possibilita o movimento elástico entre as peças ósseas; o tecido que se interpõe entre os ossos é o cartilaginoso (cartilagem). É formada por:
Sincondrose - São as articulações que mesmo sendo cartilagíneas, "tem finitude", ou seja, elas calcificam-se ao longo dos anos, não há um tempo exato para isso acontecer.
Sínfise - São as articulações que tem como tecido entreposto uma fibrocartilagem que, diferentemente das sincondroses não se calcificam.
Articulações Sinoviais
Possibilita livre movimento entre as peças ósseas e para isso, possui as seguintes estruturas.
Cartilagem Articular - A cartilagem articular é a porção do osso que não foi invadida pela ossificação. Sua nutrição, portanto, principalmente nas áreas mais centrais, é precária, o que torna a regeneração, em caso de lesões, mais difícil e lenta.
Cápsula Articular- É a membrana conjuntiva que envolve a articulação sinovial como