Artrologia
1. Generalidades
Origem da palavra: ARTROLOGIA: (ARTHROS = Articulação + LOGOS = estudo.)
É o estudo das junturas ou articulações; que correspondem à união de quaisquer partes rígidas do esqueleto, sejam ossos ou cartilagens, ou mesmo dentes.
2. Classificação Geral das Articulações
O critério utilizado para a classificação, é o que leva em conta o tipo de tecido que se interpõe entre as superfícies que se articulam. Basicamente existem três tipos de articulações: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. cartilagin gi
2.1 - Articulações Fibrosas
São articulações que apresentam tecido conjuntivo fibroso interposto entre as superfícies que se articulam. A grande maioria dessas articulações está localizada no crânio e possuem pouquíssima mobilidade.
A. - Suturas: são articulações fibrosas que ocorrem exclusivamente entre ossos do crânio. Dependendo das margens ósseas que se articulam, podem ser: plana (as margens ósseas se apresentam retilíneas. Ex: sutura internasal), serrátil (as margens ósseas se unem em linha denteada. Ex: sutura sagital), escamosa (as margens ósseas se unem de forma obliqua. Ex: entre osso temporal e parietal), etc.
B. - Sindesmoses: são articulações fibrosas que ocorrem fora do crânio, onde temos uma maior quantidade de tecido conjuntivo fibroso. Ex.: sindesmose tibiofibular distal
(na extremidade distal, entre tíbia e fibula); membrana interóssea da perna (entre tíbia e fíbula) e membrana interóssea do antebraço (entre radio e ulna).
C. Gonfoses: são articulações entre os dentes e seus respectivos alvéolos (locais onde a raiz do dente se encaixa), denominadas de articulação dentoalveolar.
2.2 - Articulações Cartilaginosas
São articulações que apresentam tecido cartilaginoso interposto entre as superfícies que se articulam. A. Sincondroses: o tecido interposto é cartilagem do tipo hialina. Ex.: sincondrose esfenoccipital; articulações entre as costelas e o esterno (sincondrose