sistemas
Ao ser realizado uma pesquisa através de três programas internacionais, medindo a compreensão e o aprendizado em áreas da leitura, ciência e matemática, o Brasil ficou colocado em penúltimo lugar entre 40 países, onde o seu déficit maior foi na leitura. De encontro com a notícia abordada sendo feita uma intertextualização com a charge vinculada, ilustra que a falta de escolarização de qualidade e até mesmo de incentivo ao estudo, acaba auxiliando em fatores seriamente preocupantes como analfabetismo funcional, falta de conhecimento para fazer interpretações literais e cotidianas, dificuldade na aptidão para resolver e entender casos reais e lógicos, dentre outros fatores que levaram o Brasil a conquistar tal posição.
Mesmo o Brasil sendo comparado com outros países considerado desenvolvidos, a condição de um posicionamento mais elevado só será possível se houver mudanças na educação através do investimento na leitura que deve ser primordial, pois é ela que influência no desempenho das demais categorias avaliadas. É necessárias ações sérias e concretas que incentivassem os estudantes a ler e escrever, além de uma alfabetização adequada para que os anos escolares surtissem efeitos positivos no aprendizado dos alunos. A meta do governo, assim como a esperança dos brasileiros, é de que nos demais levantamentos, consiga-se alcançar a média do PISA (Programa Internacional de Avaliação do Estudante), um dos três programas que avaliam o desenvolvimento da aprendizagem escolar.
TEXTO 2:
O programa Multiplicando o Saber, testado nas escolas públicas paulistas, contribuirá com um valor de cinquenta reais para os alunos de ensino fundamental, que possuem nota baixa em matemática, como uma forma de incentivo para que os alunos participem das aulas de reforço, oferecido pelo referido programa. Esta notícia é envolvida por uma charge, que dá ênfase a uma crítica ferrenha de que se estaria estimulando os alunos a terem mau desempenho nas aulas para que então