Psicogenese da linguagem
Resumo O presente trabalho pretende expor os níveis da língua escrita, suas características e algumas possíveis atividades que podem ser desenvolvidas a fim de estimular o processo de aprendizagem do educando. Para que haja alicerce para tal, faço uma breve referência aos principais influenciadores do pensamento construtivista na educação brasileira.
Palavras-Chave: Construtivismo; Alfabetização; Construção do conhecimento; Psicogênese da língua escrita.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 8 Influenciadores Construtivistas 9 HIPÓTESES DE ESCRITA: 9 1. NÍVEL PRÉ SILÁBICO 9 2. NÍVEL SILÁBICO 11 2.1 SILÁBICO SEM VALOR 11 2.2 SILÁBICO COM VALOR 12 2.3. SILÁBICO-ALFABÉTICO 14 3-NÍVEL ALFABÉTICO 15 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17 REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
A alfabetização é um processo interno que ocorre de diferentes formas em cada indivíduo dependendo da forma como ela é estimulada por seu meio. Ela é marcada por conflitos a nível cognitivo, estes levam a criança à reconstrução de seu próprio conhecimento adquirido, provocando assim mudanças internas e avanços a fim de chegar ao desenvolvimento pleno da leitura e da escrita.
A assimilação das informações não ocorre de uma só vez pelas crianças, em etapas elas acabam enfrentando conflitos em busca de respostas, estabelecendo sua própria lógica para a construção da leitura e da escrita partindo do que conhecem. Esse confronto em busca da verdade é o que faz a criança desenvolver-se cognitivamente.
Influenciadores Construtivistas
Jean Piaget (1896-1980), biólogo suíço, inaugurou ideias ligadas ao construtivismo. Atuou, antes de tudo, como pedagogo e pesquisador. Seus estudos contribuíram substancialmente na investigação dos processos de aquisição do conhecimento pela criança.