Metodologia de pesquisa cientifica
* É uma maneira de se fazer algo, sistematicamente; * É um conjunto de etapas que, quando executadas de forma sistemática, facilitam a obtenção de conhecimentos sobre fenômenos físicos, químicos e biológicos, ou o desenvolvimento de novos produtos ou processos.
QUAIS AS ETAPAS DE UM MÉTODO?
QUAL O OBJETIVO DO MÉTODO?
* Facilitar a obtenção de novos conhecimentos que possam ser utilizados diretamente para novas descobertas, descrição, explicação, reprodução e controle de fenômenos, e desenvolvimento de novos produtos e processos. TIPOS DE MÉTODOS:
1. Método indutivo: é aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Este método está sendo cada vez mais abandonado, pois não produz conhecimentos novos e explica-se o que já existe, não dando espaço para novas teorias. A sua característica principal é a de partir do particular para o geral.
Verdade geral ou universal
Inferência
Dados particulares (suficientemente constatados)
Ex.: Observo que Pedro, José, João, etc. são mortais; verifico a relação entre ser homem e ser mortal; generalizo dizendo que todos os homens são mortais.
1.1 Método dedutivo: parte de duas premissas, sendo que a primeira parte de que se todas as premissas são verdadeiras, logo a conclusão também deve ser. E a segunda premissa, prega que toda a informação ou conteúdo factual de conclusão já estava, pelo menor implicitamente, nas premissas. E dessas duas se tira uma terceira premissa, a conclusão. Como característica principal destaca-se que a dedução não oferece conhecimento novo, uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso particular da lei geral, pois ela organiza e especifica o conhecimento que já se tem.
Ex.: - Todo mamífero tem um coração; - Ora, todos os cães são mamíferos; - Logo, todos os cães têm um coração.
1.2 Método hipotético-dedutivo: tenta falsear a hipótese. É uma resposta provisória ao problema, em