Psicodrama
O Psicodrama é um tipo de psicologia, que se engloba no contexto teatral, pode ser realizada em grupo de pessoas ou até mesmo individual, é uma proposta de representação de papeis do presente e investigação da alma humana mediante a ação. Assim fazendo surgir através do jogo teatral comportamentos, fantasias e afetos.
Jacob Levi Moreno o fundador do psicodrama afirma que ela é uma ciência que explora a verdade de seus pacientes por meio dramático, para ele o significado na palavra Drama é um tipo ação ou realização, que desenvolve um papel pessoal espontâneo e criativo. O Psicodrama busca em cada indivíduo, algumas características, como saúde transformações, mudanças repentinas, percepções e fenômenos. O Psicodrama ocorre em um cenário ou palco, onde tem um grupo ou uma pessoa individual que fazem uma encenação, onde é acompanhada por um diretor de palco e um profissional, chamado de auxiliar (egos auxiliares) que ajuda na dramatização junto ao diretor. É caracterizado como um foco psicoterápico e sócio – educacional. O ego auxiliar tem quarto grandes importância na psicodramática:
Razão Econômica
Razão Sociológica
Razão Psicológica
Razão Terapêutica
Jacob Levy Moreno, fundador do psicodrama.
Jacob Moreno, médico romeno e criador do psicodrama nasceu em 6 de maio em 1889 na cidade de Bucarest. Em 1925 emigrou para os Estados Unidos e faleceu em 14 de maio de 1974 em Beacon, Nova York.
A obra de Moreno se desenvolveu durante a Revolução Industrial, segundo o autor a revolução industrial implantou na Europa alterações na estratificação social, na organização política e na visão do mundo de todo os povos. As novas tecnologias situou os pioneiros da industrialização em posição superior de riqueza e conduziu os demais à subordinação de nações dependentes e exploradas, fazendo surgir a possibilidade de multiplicar a produtividade do trabalho humano.
Durante a infância Moreno recebeu uma educação religiosa judaica que o marcou. Em seus