psicodrama
Quando um comportamento natural sofre um bloqueio (pode ser uma barreira física, uma deficiência pessoal ou um conflito de comportamentos motivadores), gera a frustração. Isto pode resultar em respostas agressivas, regressão, apatia, depressão ou intranqüilidade.
Uma forma comum de reação é evitar as situações causadoras de frustração.
Os psicólogos formulam questões e desvendam princípios sobre a conduta dos indivíduos para descobrir a relação do comportamento com as situações, condições e outras.condutas.
O psicodrama trabalha através de sonhos, sensibilização corporal, dramatizações de situações do dia-a-dia, construção de histórias familiares etc, sendo possível sentir como é visto pelo meio social em que vive e tomar consciência de como o individuo vem agindo.nesse.meio.
Pode, então, promover as mudanças desejadas de comportamentos, adquirindo maior confiança.e.segurança.
A psicoterapia clareia e conscientiza o objeto de busca na medida em que norteia o individuo sobre as faltas externas; ajuda a conscientizar sobre o medo de mudar, de correr o risco do novo e desconhecido, entender as frustrações; possibilita a orientação adequada e aceleração sistematizada do processo de busca, recuperando a criatividade e espontaneidade.
A dramatização terapêutica leva a algo mais do que a mera repetição de papéis, tais como são desempenhados do cotidiano. A ação dramática permite insights profundos por parte do paciente e/ou do grupo a respeito do significado dos papéis assumidos durante.a.vida.
Para o psicodrama, toda ação é interação por meio de papéis. Assume-se, no decorrer da vida, papéis para cada situação enfrentada: Pai, Mãe, Filho, Chefe, Empregado, Marido, Esposa,Professora,Aluno,Amigo,Forte,Sensível,etc.
Uma das maneiras de compreender a si mesmo e ao outro é procurar entender a forma de comportamento assumido em cada papel.
Jacob Levy Moreno
O médico romeno Jacob Levy Moreno, foi o criador do Psicodrama e do