psicodrama
CAMPUS COHAMA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PSICODRAMA DE MORENO
São Luis
2014
Psicodrama
Moreno vem dizer que o homem deve ser entendido dentro de suas relações sociais. Quando a criança nasce, o primeiro contexto, no que se diz respeito às relações sociais, em que ela é inserida é o familiar, conjunto este que é denominado pelo presente autor como Matriz de Identidade. Moreno concorda com Aristóteles, quando diz que o homem é um ser social, afirma também que este depende de outras pessoas para viver. Então cria a socionomia, que compreende as leis que gerenciam o comportamento social e grupal.
Já a Sociodinâmica compreende a ação das relações interpessoais, faz uso do método role-playing, no qual o indivíduo vai compor um elenco de uma peça teatral, cujo gênero é o drama, onde fará diversificados papéis, desenvolvendo assim papel de espontâneo e criativo.
A sociatria trata das relações sociais, esta utiliza como método: a Psicoterapia de grupo, o psicodrama, o sociodrama, mas daremos aqui ênfase ao psicodrama, este pode ser entendido como o tratamento do indivíduo e do grupo por meio da ação dramática. No Psicodrama de grupo o ator principal pode ser ou o grupo ou o indivíduo. A psicoterapia de grupo, dá mais importância ao tratamento das relações que se dá entre os indivíduos dentro da dinâmica grupal, no sociodrama o ator principal é o grupo.
A temática aqui abordada diz que a espontaneidade, a sensibilidade e a criatividade nascem com o homem, este traz consigo elementos que vem favorecer seu desenvolvimento, embora estes possam ser perturbados por ambientes ou sistemas inibidores.
Segundo Moreno, o nascimento não é um acontecimento triste e traumático, o potencial que o ser humano possui dar respostas adequadas a um determinado evento, é aqui denominada como “Fator e” ou espontaneidade, onde o homo sapiens faz uso destes pela primeira vez no nascimento. O homem embora nasça espontâneo,