Pré Socráticos
Tales de Mileto foi o fundador da filosofia ocidental e dizia: “difícil é conhecer a si mesmo, fácil é dar conselhos.
-Escola Iônica (a questão mais importante para essa escola era a composição do cosmo):
Tales: tudo é água, pois todo ser vivo depende da água para sobreviver. Ele fez com que a Natureza fosse parte da razão e não de deuses.
Anaximandro: o universo é eterno e infinito e seu centro é ocupado pela Terra
Anaxímenes: o ar a medida de sua mudança de densidade compunha todas as coisas.
Heráclito: Tudo está em mudança e nada permanece parado. Para ele a substância básica era o fogo por causa de seu poder de mudar as coisas. Logos (explicação racional da origem, ordem e transformação da Natureza).
-Escola Eleática (os eleáticos analisavam de dentro pra fora, ao contrário dos iônicos):
Parmênides: dizia que a mutação é ilusória e a essência da realidade está em uma divindade chamada Eon, o Ser (esse ser simplesmente existe, sendo ele onipresente, absoluto, estático) e existência de seu oposto, Não-ser.
Zenão: deu o exemplo da corrida da tartaruga com relação a Aquiles.
-Escola Pitagórica:
Pitágoras: “tudo é número”já que todas as coisas possuem formar e podem ser medidas, tendo assim o número como a essência conhecimento.Conseguiram fazer com que a matemática descrevesse fenômenos naturais.
-Escola Atomista (já que todas as escolas estavam em conflitos, a saída foi conciliar essas idéias):
Leucipo e Demócrito: diziam que tudo era formado por infinitos átomos (indestrutíveis, densos e tem infinitas formas).Eles movem-se no vácuo sofrendo assim colisões entre si.Essas colisões fazem com que os átomos de formas compatíveis se unam formando assim a matéria.