Ativos Imobilizados.
Este trabalho é resultado de uma pesquisa onde abordamos o seguinte tema, Manutenção dos Ativos Imobilizados, sua característica, como funciona, entre outros, nele o leitor encontrara desde a origem, difusão do tema e como são utilizados nos atuais dias.
O que é Ativo Imobilizado
O Ativo Imobilizado é uma conta patrimonial responsável pelo registro dos bens destinados a manutenção das atividades econômicas da entidade, o mesmo é composto de bens como: máquinas, equipamentos, terrenos, prédios, edificações, veículos e outros, os mesmos pertencem ao grupo do Ativo não circulante, subgrupo ativo permanente e tem sua natureza devedora. Os bens do ativo imobilizado, geralmente, representam uma parcela significativa dos ativos de uma empresa, principalmente no caso da indústria, esses bens têm uma permanência prolongada na companhia e são utilizados na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para locação a terceiros, ou para finalidades administrativas. Uma empresa manufatureira que pretenda alcançar e manter liderança em custo, dentro do contexto atual de globalização da economia onde o valor dos bens e serviços é determinado pelas condições de oferta e procura deve continuamente enfocar a produção com uma visão estratégica, buscando, além da qualidade do produto e prazos de entrega que satisfaçam às necessidades dos clientes, um combate total ao desperdício, procurando eliminar todos os processos e funções que não agreguem valor ao produto. O sistema Just In Time (JIT) bem implementado ajuda a alcançar este objetivo.
Características do Ativo Imobilizado
O Ativo Imobilizado é também caracterizado nos custos necessários para benfeitorias, seja em bens locados ou arrendados, outro ponto relevante é que, caso haja modificações ou inversões em bens, de forma permanente, mas que não seja para utilização em operações, deverão ser classificados em outro grupo distinto: o grupo de