Ativo imobilizado
O Ativo Imobilizado é uma conta patrimonial responsável pelo registro dos bens destinado à manutenção das atividades econômicas da entidade.
É composta de bens como: máquinas, equipamentos, terrenos, prédios, edificações, veículos e outros. Pertence ao grupo do Ativo Não Circulante, subgrupo ativo permanente e tem sua natureza devedora.
CARACTERÍSTICAS
Estes itens são de difícil conversão em dinheiro, ou seja, de baixa liquidez.
Tipos
Investimentos: não ligados à atividade-fim da empresa. Ex: Ações Outras Cias, Terrenos.
Imobilizado: totalmente correlacionado com a atividade-fim. Ex: Prédios, Veículos, Máquinas.
Diferido: Gastos pré-operacionais.
Ex. Abertura da firma, reestruturação da empresa etc. (esse grupo não existe mais a partir da Lei 11941/09)
Intangível: Ligados a imagem da empresa.
Ex. ponto de venda, marcas e patentes.
GESTÃO EFICIENTE DO ATIVO IMOBILIZADO E SEUS REFLEXOS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO
O controle do Ativo Imobilizado é de suma importância, pois exerce influência direta na formação da “Estrutura de uma Organização”, bem como na determinação dos encargos formadores de custo ou despesas. Embora não exista técnica específica para a realização deste controle, é necessário que o mesmo seja feito de maneira eficiente, demonstrando informações necessárias para a tomada de decisões dos gestores e que atenda eventuais fiscalizações e auditorias.
NORMATIZAÇÃO DO CONTROLE DE ATIVO IMOBILIZADO.
O primeiro passo a ser dado é o conhecimento e a conscientização de todos os colaboradores de que o Ativo Imobilizado é o conjunto de bens destinados a manutenção da atividade econômica da empresa, seja na produção de riquezas ou no controle e administração destes.
A Gestão eficiente começa na implantação de Normas de procedimentos, que determinarão condutas a serem obedecidas quando do cumprimento das rotinas administrativas de aprovação, compra, entrada, registro, identificação e outros, bem como a