Grande Salvador
A Região Metropolitana de Salvador, também conhecida como Grande Salvador e pelo acrônimo RMS, foi instituída pela Lei Complementar Federal número 14, de 8 de junho de 1973. Com 3 919 864 habitantes segundo a estimativa para 2014do IBGE, passa a ser a maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro (segundo o Censo de 2010, última contagem oficial, era a segunda mais populosa, após Recife), e a sexta do Brasil, além de ser a 109ª mais populosa do mundo. Concentrando 45% do PIB estadual, é também a segunda metrópole mais rica do Norte-Nordeste.
A Grande Salvador compreende os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São
Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.
Povoado
Povoação constituída por poucas casas, ou seja, uma pequena povoação. É geralmente um assentamento humano rural que é demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade. Outra característica que distingue os povoados das aldeias é o facto de nas aldeias as construções se articularem de modo a constituir vias de comunicação (ruas), enquanto que nos povoados as construções estão geralmente circundadas de uma parcela rural.
Vila
Vila é um aglomerado populacional de tamanho intermédio entre a aldeia e a cidade, dotado de uma economia quase autossuficiente, sendo o que caracteriza a sua passagem de aldeia para vila, em que o sector terciário (comércio e serviços) tem uma importância relevante e lhe proporciona alguma autossuficiência econômica. Sendo povoação, que não sendo ainda uma cidade, é sede de concelho político ou importante centro setorial económico, social e cultural, a que foi dada essa categoria intermediária.
Cidade
Área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou