psicodrama
Alunos:
Gleyton Pontes
Janaine Mesquita
Marly Rodrigues
Fortaleza-CE
Junho/2013
É uma abordagem das relações interpessoais desenvolvida pelo psicólogo americano
Carl Rogers (1902-1987), um dos mais renomados psicólogos do século XX e um pioneiro na pesquisa científica em psicoterapia.
Há três pressupostos básicos e simultâneos que devem acontecer para que o relacionamento entre terapeuta e cliente ocorra e para que haja a descoberta desse núcleo positivo que há dentro de cada sujeito. São eles: a consideração positiva incondicional, empatia e a congruência.
A noção de Tendência Atualizante é para Rogers o postulado fundamental da Abordagem Centrada na Pessoa. Permite, por um lado, a confirmação do Self e, por outro, a preservação do organismo, facultando assim,
a
consonância
entre
a
experiência vivida e a sua simbolização (CAPELO,
2000).
Pode-se considerar esse como o primeiro postulado da teoria de Rogers que logo evoluiu para Abordagem Centrada na Pessoa.
Para Rogers, é acreditar que "o indivíduo tem dentro de si amplos recursos para autocompreensão, para alterar seu autoconceito, suas atitudes e seu comportamento autodirigido" ( Rogers, 1989: 16).
A aceitação positiva incondicional é uma atitude assente na crença no potencial interno humano, derivando do principal conceito proposto por Rogers a Tendência
Atualizante. É aceitar a pessoa tal qual ela é, sem
juízos,
valores
ou
críticas.
(BACELLAR APUD Wood et al , 2012).
A congruência pretende indicar o estado de
coerência ou acordo interno e de autenticidade de uma pessoa, a qual se traduz na sua capacidade de
aceitar
os
sentimentos,
as
atitudes, as experiências, de se ser genuíno e integrado na relação com o outro. (Rogers, 1985)
A Abordagem Centrada na Pessoa situa-se na área humanista da Psicologia e se propõe