Psicodrama
O criador do Psicodrama, Jacob Levy Moreno, nasceu em 19 de maio de 1892, de uma família judia, proveniente da Península Ibérica, via Turquia, Mar Morto e Danúbio. Aos cinco anos, sua família radicou-se em Viena, cidade onde Moreno realizou seus estudos.
Em 1917, Moreno formou-se em Medicina. Desenvolveu um método diferente do de Freud. De acordo com o método freudiano, o paciente deveria estar disposto em divã, falando ao analista.
Moreno, ao contrário, colocou o paciente juntamente com outros. Empenhou-se em pesquisas e na defesa de um teatro improvisado que foi denominado Psicodrama.
No histórico das origens do Psicodrama, Moreno leva em consideração algumas experiências: brincadeira de ser Deus, que ocorreu quando tinha 4 anos e meio, e conseguiu improvisar com outros colegas, esse gracejo representativo. Construíram sobre uma mesa um céu com cadeiras amontoadas, de maneira a chegarem até o teto. Moreno fez o papel de Deus e seus amigos de anjos.
Outra experiência que consta do histórico do Psicodrama diz respeito à dramatização realizada no dia 1° de abril de 1921, em Viena. Esta data é considerada como a do nascimento oficial do Psicodrama. Nesta ocasião, diante de um grande público, Moreno solicitou aos protagonistas que fizessem o papel de rei, e neste papel, o que faria cada um deles para organizar e dirigir corretamente o país. O público faria o papel de jurado. O único cenário constou de um trono vermelho e uma coroa dourada. Ao final, nenhum dos que se apresentaram foi aprovado.
2. PSICODRAMA – CONCEITO
Segundo Moreno, em seu livro, "O Teatro da Espontaneidade", é dito que psicodrama significa "completa psico-realização". Neste termo estão incluídas todas as formas de produção dramática, cada sessão é um ato comunal e cooperativo; parte alguma da produção é fornecida ou produzida por pessoas que estejam de fora.