Psicodiagnóstico
Existe um trecho bíblico registrado em Jeremias 17:9 diz assim: “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele. Esse trecho fala do interior humano, da mente humana, do mundo interno do ser. Quem o pode conhecer tão claramente? O termo aqui nos remete as emoções, aos sentimentos, as alegrias e tristezas do sujeito. Fará saltar de alguma forma para além do interno seus anseios e frustrações. Quem pode conhecê-lo? Outro texto já no Novo testamento em I Coríntios 2:11 registra da seguinte forma: “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está”? O que este registro nos mostra é o grande desafio para ciência. Conhecer o homem, ou conhecer a si mesmo. Aqui está um grande desafio para a Psicologia como ciência: Como conhecer e mensurar tanta complexidade. quem pode dizer com propriedade conhecer a Si e ao Outro?
É possível um diagnóstico sem erros? É possível testar o humano em toda sua existência? É possível um Manual de Diagnóstico de perturbações mentais? Quem determina e como se determina “doenças mentais”? Quem determina como funciona o ser humano? Como chegar a uma resposta para suas ações e as razões que o levam a agir dessa ou daquela maneira? Pessoas de culturas, clima, padrão socioeconômico, político completamente diferentes tem os mesmos interesses, sentidos, e olhar? Se não, como obter um padrão, uma referência? O ser biopsicossocial pode ser estabelecido, medido numa certa escala?
São estas as muitas indagações que rondam e tornam obscuros e ao mesmo tempo se permite a busca para quantificar e qualificar o trabalho de avaliação psicológica do ser humano. As diferentes teorias científicas dentro de suas propostas têm o mesmo interesse. Conhecer a Si e o Outro.
Diagnóstico psicológico
O diagnóstico psicológico é indispensável, pois visa compreender o que acontece com o paciente, e suas causas. O psicólogo é responsável pelo tratamento comportamental necessário para as