psicodiagnostico
MARIANA WITTER DA SILVA
“IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA TERAPIA”
TRÊS LAGOAS –MS
2014
MARIANA WITTER DA SILVA
“IMPORTÂNCIA DO PSICODIAGNÓSTICO NA TERAPIA”
Trabalho ministrado na disciplina de _____________, pelo professor __________, como exigencia parcial para o fechamento de nota bimestral.
TRÊS LAGOAS –MS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho busca esclarecer como é realizado o Psicodiagnóstico sob a perspectiva da abordagem da Terapia, bem como conceitualizar os termos para um melhor entendimento do assunto abordado.
Buscou-se fazer uma explanação no âmbito geral do assunto a fim de que pudéssemos ter a noção de como se realiza o psicodiagnóstico na modalidade de terapia já acima citada.
1. Psicodiagnóstico Tradicional. 1.1 Considerações Gerais sobre Psicodiagnóstico. O psicodiagnóstico derivou da Psicologia Clínica e dos primeiros trabalhos psicométricos, como a introdução do estudo das diferenças individuais de Galton, os primeiros testes mentais de Cattell e o exame psicológico na avaliação pedagógica de Binet.
A Psiquiatria também avançou no processo de exame da doença mental, iniciando com Pinel os processos de reabilitação e depois com Kraepelim com seu sistema de classificação dos transtornos mentais. A ênfase da avaliação com o uso de instrumentos mais objetivos e a necessidade de manter um embasamento científico permaneceu até os dias atuais, levando ao desenvolvimento de instrumentos nesta mesma linha de classificação, como o DSM III.
O psicodiagnóstico como prática psicológica, inicialmente colocava o psicólogo como mero aplicador de testes, cumprindo uma solicitação de um psiquiatra ou pediatra, cujo objetivo era investigar uma função, traço ou