O modelo de referência TCP IP
Aluna: Beatriz Silva
Resumo da Apresentação: O modelo de referência TCP IP
Modelo OSI
Inicialmente foi criado o modelo OSI em 1893, porem só foi formalizado em 1995. O modelo tinha como objetivo ser um modelo para protocolos de comunicação entre as mais diversas tecnologias e sistemas. A arquitetura do modelo divide as redes em 7 camadas, sendo estas:
1- Camada física
2- Camada de enlace
3- Camada de rede
4- Camada de transporte
5- Camada de sessão
6- Camada de apresentação
7- Camada de aplicação
O modelo OSI não foi levado a diante por vários motivos, o modelo OSI não é realmente rico o suficiente nas camadas mais baixas para capturar a verdadeira divisão de camadas, além de ser uma estrutura com definições muito complexas, mas principalmente porque o TCP/IP já estava sendo utilizado nas universidades de pesquisa, o TCP/IP já fazia parte do UNIX, já estava pronto no sistema e funcionava bem.
TCP/IP
O TCP/IP é um conjunto de protocolos que atendem o Protocolo de Controle de transmissão(TCP-Trasmission COntrol Protocol) e o Protocolo de Intertransmissão(IP-Internet Protocol) que foi desenvolvido em 1969 através de um projeto chamado ARPHANET da Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas do Departamento de Defesa dos EUA (DARPA).
Tinha como objetivo fazer a comunicação entre um grande número de sistemas de computadores e organizações militares através da comutação de pacotes. O sistema deveria buscar a melhor rota para chegar ao seu destino final, mesmo se alguma rota fosse destruída.
Esse projeto chegou aos centros de pesquisas de universidades e foi tomando a forma do que hoje conhecemos como internet, TCP/IP são os protocolos oficiais da internet.
Das universidades, forma param os órgãos públicos, então se espalhou rapidamente, e começaram a surgir alguns problemas. Então houve a necessidade de criar uma nova arquitetura de referencia através do nível de interface de rede, nível de internet, nível de transporte, nível