Psicanálise nas organizações
Para que a psicologia atinja seu objetivo, ela deve descrever, explicar e predizer o comportamento humano. Para isso tem que observar e identificar os fatores que influenciam o comportamento, o qual é resultante, de fatores psicológicos e não psicológicos.
A formação da personalidade de acordo com a Psicanálise
Freud desenvolveu a teoria geral da dinâmica de personalidade, o estudo da natureza humana no decorrer de varias faixas de idade e a teoria do impacto da sociedade, da cultura, da religião sobre a personalidade. Os principais conceitos da teoria psicanalítica são os de energia, libido, pulsão, instintos, desejos e necessidades. A energia é algo que pode ser transmitida, dirigida, acumulada, preservada, descarregada e dissipada, mas não pode ser totalmente destruída. O libido é a energia que constitui o substrato das transformações, da pulsão sexual. A pulsão é um processo dinâmico que consiste numa pressão ou força que faz o organismo tender a um alvo. O instinto é um estimulo que surge de um processo de excitação em um órgão ou tecido corporal é denominado necessidade (o objetivo do instinto é abolir a tensão causada pela necessidade). O desejo é sintoma de privação, ausência, desejo pertencentes aos seres que se sentem privados, que não encontram prazer naquilo que o espaço e o tempo presente lhe oferecem. A necessidade nasce de um estado de tensão interna, encontra sua satisfação pela ação especifica que fornece o objetivo adequado (alimentação, trabalho especifico, entre outros).
A psicanálise e a “descoberta” do aparelho psíquico
Freud desenvolveu a teoria psicanalista apresentando-nos o funcionamento do psiquismo humano. As subdivisões personalidade: ID (pólo pulsional da personalidade, cujo conteúdo é inconsciente, podendo ser hereditário ou adquirido. Contem apenas idéias de gratificações imediatas, os desejos, em que investe toda a sua energia). EGO (É a parte organizada da personalidade. É o executivo, envolvendo todas