Psicanálise: As emoções nas organizações
Em muitas situações de trabalho, são os afetos, tais como, o desejo a agressividade, a expectativa entre tanto outro, que determinam o comportamento da pessoa.
O terno psicanálise refere-se a uma teoria sobre o aparelho psíquico elaborado por Sigmund Freud. Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico de vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensara vida psíquica sua contribuição é comparável a de Karl Marx na compreensão dos processo históricos e sociais. Freud ousou colocar os “Processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões” “obsairas”, isso é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos a interioridade do homem, como problema científico. A investigação sistemática desses problemas levou Freud à criação psicanálise (bock, 1999 p. 70).
Toda a teoria de Freudiana tem a sua base no inconsciente. Comportamentos que a pessoa não consegue entender em si estão relacionados com situações veneficiadas no passado, muitas delas na infância. Esses fatos foram retirados da consciência, interferem no comportamento presente. Eles encontram-se guardados nas profundezas do inconsciente. Para o teria Freudiana, o aparelho psíquico, que propicia a compreensão das emoções e formado pelos três níveis de vida mental (consciente, subconsciente e inconsciente) e os três elementos que compõem a personalidade (id, superego e ego).
Níveis da vida mental
Nível Consciente: É o nível em que a pessoa tem acesso as informações. Por exemplo: A pessoa esta tomando conhecimento de que esta digitando um contrato neste momento.
Nível Subconsciente ou pré-consciente: É o nível em que as informações são de fatos que já aconteceram no passado, mas são de fácil de acesso. São trazidas a consciência por meio da memória. Por exemplo: Por meio da memória á pessoa pode lembrar em certos momentos fatos que se passaram com ela.
Nível Inconsciente: É o nível extremamente profundo, pois nele se encontra o inconsciente o inconsciente é o local, o