Teoria da Psicanalise dentro das organizações.
FERREIRA, Jessica Miranda;
CARUZO, Joyce Cristina Caruzo;
BUENO, Juliana Faria Bueno;
ALVES, Mileide Ferreira.
2-Obra em fichamento.
AGUIAR, Maria Aparecida F. de.Teoria de Campo e Comportamento Organizacional. In: Psicologia Aplicada a Administração. São Paulo: Excellus, 1992, p.91 a 114.
3-Especificação do referente utilizado.
O referido material texto, trata sobre as questões da psicanálise nas organizações empresariais e a compreensão dos conceitos básicos de personalidade, etc.
4-Resumo do Artigo.
4.01 “Os principais conceitos da teoria psicanalítica são os de energia, libido e pulsão; as subdivisões da personalidade (id, ego e superego); as qualidades mentais (consciente pré-consciente e inconsciente); os instintos; as defesas do ego e a formação das características individuais.” (p.96)
4.02 “O id é a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da penalidade e o mais primitivo e mais velho dos sistemas mentais.” (p.96)
4.03 “O ego surge, essencialmente, como mediador que tenta ter em conta exigências contraditórias e por isso mesmo encontra-se ameaçado por diferentes perigos: do mundo exterior, da libido, do id e da severidade do superego. O ego tenta tornar o id dócil ao mundo e este, graças à ação muscular, conforme ao desejo do id.” (p.98)
4.04 “Representa a moralidade, reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada e é a ultima subdivisão da personalidade a ser formada. O superego luta pela perfeição, que é o ego ideal e ele estabelece os padrões de conduta da ética, enquanto a consciência age na função de um juiz, que impõe punições para as infrações dos padrões estabelecidos.” (p.98)
4.05 “A função mais geral do superego é limitar as gratificações instintivas, não de acordo com o principio da realidade, que orienta o controle do ego sobre os impulsos, mas sim de acordo com o perfeccionismo e os inacessíveis padrões impostos pelos pais, ou melhor, pelo superego