psicanálise as emoções nas organizações
Embora Taylor e Faylor desenvolvesse teorias diferentes podemos encontrar alguns pontos semelhantes. Um desses pontos podem ser exemplificados no que se referem a divisão dos trabalhos em tarefas onde cada indivíduo ou grupo de indivíduos tinha uma função predeterminada dentro da empresa., aplicando métodos científicos ao invés da improvisação.
Outro ponto em comum que podemos destacar que as duas escolas dissertam sobre a teoria das máquinas onde enfatiza-se o treinamento dos trabalhadores na manipulação de maquinas e equipamentos.
È possível lembrar também a questão das responsabilidades dos trabalhadores na execução de suas tarefas de forma disciplinada, focado na estrutura organizacional.
DIVERGENCIAS ENTRE AS ESCOLAS
Do ponto de vista didático podemos dividir a chamada “ Escola Clássica da Administração” em dois grupos, o primeiro encabeçado por Taylor, “Administração Cientifica” com ênfase nas tarefas e o segundo liderado por Fayol enfatizando a estrutura organizacional, cobrindo assim duas áreas distintas.
Taylor tinha uma visão racionalista e mecanicista em relação aos trabalhadores pois, segundo ele, era possível medir o tempo necessário para a execução das tarefas executadas, determinando assim um padrão de trabalho para todos os empregados.
No seu ponto de vista o homem era visto como adjunto da máquina no desempenho das tarefas, onde o único objetivo era a riqueza da empresa como bem comum a todos. A teoria de Taylor baseava-se na produtividade industrial, bem como