psicanalise educacao
CENTRO DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 6
PROF.ª: SYLVIA DE CHIARO
ALUNO: THIAGO DORNELAS DO AMARAL REIS
REFLEXÕES SOBRE AS POSSÍVEIS E IMPOSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende apresentar as relações entre a Psicanálise e à Educação, analisando os principais pontos do pensamento de Freud que trouxeram implicações para o seu modo de ver a prática educativa, tais como a sexualidade infantil, o fenômeno da aprendizagem e a relação professor-aluno. As tentativas de casamento entre a Psicanálise e a Educação e o desapontamento de Freud com a questão da Educação são descritos também, mostrando o caminho espinhoso a que se colocou ele e seus discípulos.
2. A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO
A Educação tem mantido um grande vínculo com a Psicologia, tendo seu papel pensado e estudado pelas diversas vertentes teóricas desta. A Psicanálise é uma dessas abordagens teóricas que vem dar sua contribuição quanto ao papel que a Educação deve exercer na vida dos indivíduos.
Freud não escreveu uma obra particular sobre Educação, mas esse tema permeia todos os seus escritos quando trata de questões que acabam se ligando a ela, pois ele distinguia o que era proveniente de particularidades do funcionamento psíquico do que era fruto direto das influências educativas. As ideias de Freud sobre Educação nascem junto com a construção teórica psicanalítica, porque é nesse campo que ele identifica a causa de certos problemas psíquicos, as neuroses. Nisso podemos ver a clara aproximação da Psicanálise com a Educação.
Freud julgava haver uma relação entre a repressão sexual exercida pela vida social de sua época, através de uma educação repressora, e o aumento de neuroses. Dessa maneira, seria interessante propor práticas educativas não-repressivas. A tarefa imediata da Educação seria a de ensinar a criança a dominar seus instintos, aplacar os