PSICANALISE E EDUCAÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: IDENTIDADES CULTURAIS E EDUCAÇÃO
PSICANALISE E EDUCAÇÃO
Trabalho Apresentado pela a graduando Janaína Almeida Nunes a Robson Arruda como exigência parcial para avaliação da Disciplina Identidade culturais e educação.
Teixeira-PB
DEZEMBRO/2014
UNESF
CURSO DE PEDAGOGIA-PÓLO TEIXEIRA-PB
DISCIPLINA- PSICANALISE NA EDUCAÇÃO
PROFESSORA- ROBSON ARRUDA
ALUNA: JANAINA ALMEIDA NUNES
A PSICANALISE
1. O que é psicanálise?
A psicanálise é um método que foi desenvolvido por Freud, para tratar distúrbios psíquicos, a partir da investigação do inconsciente.
Freud explica que utilizando a psicanálise, usando a mente do ser humano, podemos tratar de traumas que aconteceram a anãos ele explica que a mente humana é dividida em três partes, ID, EGO e SUPEREGO.
O ID corresponde á sua noção inicial de inconsciente, seria a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade.
Freud Afirmou: “Nós chamamos de [..] um caldeirão cheio de hesitações ferventes ( O ID) desconhece o julgamento de valores, e o bem e o mal, a moralidade” ( Freud, 1993, p.74) Em outras palavras fazer algo sem pensar nas consequências futuras, a busca do prazer imediato.
O EGO serve como mediador, um facilitador da interação entre o ID e as circunstâncias do mundo externo, em outras palavras o EGO é o equilíbrio, ele pensa na conseqüência.
O SUPEREGO desenvolve-se desde do início da vida, quando a criança assimila as regras de comportamento inadequado sujeito á punição torna-se parte da consciência da criança, uma porção do superego.
A psicanálise utilizada por Freud de inicio foi a hipnose, onde os pacientes falavam sobre os traumas de sua infância, foi a partir daí que Freud viu que dava certo sua teoria.
Enfim a psicanálise é o estudo da mente humana, os desejos e realizações.
2. Qual a relação entre educação e psicanálise? Hoje facilmente você encontra um analista , disponibilizado pela a