Psicanálise e educação
Definição:
É
um modo de terapia e uma teoria cujos fundamentos foram estabelecidos por Freud, para tratar o comportamento anormal a partir da investigação do inconsciente.
Sigmund Freud
Fundador da Psicanálise, foi médico neurologista e Nasceu na atual Republica Tcheca.
Os
pressupostos básicos da Psicanálise surgiram dos estudos em Neurologia e da preocupação terapêutica com os doentes mentais. As teorias Freudianas foram derivadas de auto-observação e da observação dos seus pacientes submetidos à psicanálise.
Utilizava
da técnica de livre associação – O paciente se deitava no divã e era encorajado a falar espontaneamente dando completa expressão a qualquer ideia, por mais tola que a informação parecesse.
Freud
explorou áreas ignoradas pelos psicólogos, como as forças motivadoras inconscientes, os conflitos entre essas forças e os efeitos desses conflitos sobre o comportamento humano.
Psicanálise ≠ Psicologia
Psicanálise
sem vinculo com outras escolas por não ser desenvolvida no âmbito acadêmico. A psicologia era centrada, baseada em e estímulo e resposta enquanto a psicanálise se centrava no problema.
Principais Conceitos da Psicanálise Freudiana
Determinismo
por acaso.
- Nenhum processo mental ocorre
Sistema da Personalidade
Instinto-pressões
que dirigem o organismo para determinados fins. em dois grupos: instintos de VIDA e MORTE. denominou de LIBIDO a energia pela qual os instintos se manifestam.
Dividido
Freud
Aspectos da Personalidade
Considerado inconsciente por alguns autores, o primeiro tópico da estrutura da personalidade, Freud apresentou uma tentativa de dividir a mente humana em Três regiões : INCONSCIENTE PRÉ-CONSCIENTE E CONSCIENTE.
Remodelando o primeiro tópico da estrutura da personalidade, Freud apresenta três sistemas de funcionamento psíquico o ID, o EGO e o SUPEREGO.
ID
– Opera de acordo com o princípio do prazer;
EGO
–