Pródico
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
ANA ALICE TORRES SAMPAIO
RAQUEL PINTO ALVES
TÍTULO: PRÓDICO
SÃO LUÍS 2013
ANA ALICE TORRES SAMPAIO
RAQUEL PINTO ALVES
PRÓDICO Artigo desenvolvido durante a disciplina Introdução à Filosofia Antiga como parte referente à terceira avaliação do primeiro período.
Professor: José Fernandes
SÃO LUÍS
2013
Pródico é um filosofo grego, do primeiro momento do movimento sofista,foi um filófoso da natureza, embora para ele a origem das coisas também tivesse um teor religioso. Este sofista nasceu na ilha de Céos,foi embaixador.Em Atenas, Pródico vai ficar conhecido devido a sua oratória ,além de orador ele também foi professor.
O sofista vai tratar da ética, e todos os seus momentos de especulação terão aspectos do humanismo, em que o homem passa a ser objeto da historia, que vai lhe proporcionar tanto bem estar quanto dor. Sua grande obra foi As Horas(que vem de “Horai” que em Céos eram as deusas da fecundidade), nela tudo é regulado pela lei ética e pelo ciclo das coisas.
Sobre a origem do ente, Pródico vai dizer que no inicio haviam os quatro elementos primordiais, porém as coisas não se limitam a apenas esses elementos, manifestações da natureza como o sol (responsável de toda a geração), e a lua (que tem ação sobre a vida, e a morta, sobre a vegetação também)constituem também a origem do ser. O filosofo vai chamar esses elementos de “deuses” e vai afirmar que a partir da combinação deles a existência tem vitalidade. A partir disso infere-se que o caráter da cosmogonia desse sofista é de uma religiosidade humanista.
A religiosidade cosmológica desse sofista passa por duas fases, a primeira que deu origem aos deuses particulares, constituídos pelas manifestações da natureza enquanto doadora de coisas úteis ao homem. E a segunda aos deuses