Resumo do terceiro capítulo
1 – SIGNIFICADO DO TERMO ‘’SOFISTA’’ ‘’Sofista’’ é um termo que significa ‘’sábio’’, ‘’especialista do saber’’. Durante muito tempo os historiadores da filosofia adotaram além das informações fornecidas por Platão e Aristóteles sobre os sofistas, também as suas avaliações, de modo que, geralmente, o movimento sofista foi desvalorizado e considerado predominante como momento de grave decadência do pensamento grego. No século XX concluirão que os sofistas constituem um elo essencial na história do pensamento antigo.
2 – DESLOCAMENTO DE INTERESSE DA NATUREZA PARA O HOMEM. O sofista inicia – se o período humanista da filosofia antiga. No século V a. C manifestaram – se fermentos sociais, econômicos e culturais que, ao mesmo tempo, favoreceram o desenvolvimento da sofística e, por seu turno, foram por ele favorecidos.
3 – MUDANÇA SOCIAPOLÍTICAS QUE FAVORECERAM O NASCIMENTO DA SOFÍSTICA. O fluxo cada vez mais maciço de estrangeiros às cidades, com a ampliação do comércio, que superando os limites de cada cidade, levava cada uma delas ao contato com um mundo mais amplo: a difusão dos conhecimentos e experiências dos viajantes, que levavam à inevitável comparação entre usos, costumes e leis helênicos, e usos, costumes e leis totalmente diferentes. Todos esses fatores contribuíram fortemente para o surgimento da problemática sofística.
4 – POSIÇÕES ASSUMIDAS PELOS SOFISTAS E SUAS AVALIAÇÕES. Os Sofistas souberam captar de modo perfeito essas instâncias da época conturbada em que viveram, eles respondiam as reais necessidades do momento. Tudo isso permite compreender melhor aspectos dos sofistas.
5- OS DIVERSOS GRUPOS DE SOSFISTAS.
1) Os grandes e famosos mestres da primeira geração.
2) O ’’Erísticos’’, que levaram o aspecto formal do método à exasperação.
3) Os ‘’Políticos – Sofistas’’, que utilizaram ideias sofistas em sentido