A Sofística e o deslocamento do eixo da pesquisa filosófica do cosmo para o homem
• Significado do termo sofista “Sofista” significa sábio, mas não exatamente como os outros pré-socráticos; os sofistas se concentram na problemática humana, não na criação do Universo, physis ou kósmos. Os discursos sofísticos falam principalmente de política e educação. Devido às severas críticas proferidas por Platão e Aristóteles, os sofistas foram vistos como decadentes, “prostitutas do saber”, imagem essa que perdura até hoje. Apenas no século vinte, pesquisadores começaram a revisar os sofistas.
• Deslocamento do interesse da natureza para o homem A sofística surgiu devido a dois grandes fatores, um deles foi que a filosofia naturalista estava perdendo força e as pessoas já não estavam mais tão encantadas com todas aquelas perguntas concernentes à criação, movimento ou physis. O outro fator foi que na época, o mundo passava por mudanças econômicas e culturais em todos os lugares.
• Mudanças sociopolíticas que favoreceram o nascimento da Sofística
Por causa disso, o foco do pensamento humano mudou-se para o ser humano e para as coisas que lhe são concernentes (religião, ética, política, educação, cultura em geral).
• Posições assumidas pelos Sofistas e suas avaliações opostas
No século cinco antes de Cristo, a aristocracia grega estava em crise. Operações econômicas, viagens, migrações, tudo isso estava colocando o povo helênico em contato com pessoas diferentes, costumes diferentes, valores diferentes. As pessoas perceberam que o que é verdade para elas nem sempre é válido para os outros.
• Os diversos grupos de Sofístas
Os sofistas souberam dar forma e voz às mudanças que ocorriam em todos os lugares, explicá-las e responder perguntas. A população, principalmente os mais jovens, ficavam fascinados com seus discursos; os sofistas ensinavam o que importava, atraíndo a atenção da juventude que estava insatisfeita com o que aprendia e como aprendia. Os sofistas