os sofistas
I. Origens, natureza e finalidade do movimento sofista
1 - Significado do termo “Sofista” é um termo que significa “sábio”, “especialista do saber”. A acepção do termo, que em si mesma é positiva, tornou-se negativa sobretudo pela tomada de posição fortemente polêmica de Platão e Aristóteles.
O movimento sofista foi desvalorizado e considerado predominantemente como momento de grave decadência do pensamento grego. E a conclusão à qual se chegou é que os sofistas constituem um elo essencial na história do pensamento antigo.
2 - Deslocamento do interesse da natureza para o homem
Os Sofistas, com efeito, operaram verdadeira revolução espiritual (deslocamento o eixo da reflexão filosófica da physis e do cosmopara o homem e àquilo que concerne à vida do homem como membro de uma sociedade).
É exato afirmar que, com os sofistas, inicia-se o período humanista da filosofia antiga. Esse deslocamento radical do eixo da filosofia se explica pela ação conjunta de duas diferentes ordens de causas.
3 - Mudanças sociopolíticas que favoreceram o nascimento da Sofística
A lenta mais inexorável crise da aristocracia, acompanhada pari passu pelo sempre crescente poder dos demos, do povo; o afluxo cada vez mais maciço de estrangeiros às cidades, especialmente em Atenas, com a ampliação do comércio, que, superando os limites de cada cidade, levava cada uma delas ao contato com o mundo mais amplo; a difusão dos conhecimentos e experiências dos viajantes, que levavam à inevitável comparação entre os usos,costumes e leis helênicas, e usos, costumes e leis totalmente diferentes.
Todos esses fatores contribuíram fortemente para o surgimento da problemática sofística.
A ruptura do círculo restrito da pólis e o conhecimento de costumes, usos e leis opostos deveriam constituir a premissa do relativismo.
4 - Posições assumidas pelos Sofistas e suas avaliações opostas
E isso explica por