pré requisito para leitura e escrita
A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio. A aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra.
As dificuldades de leitura e escrita, e especialmente do processo da alfabetização é muito importante que sejam questionadas as condições das crianças que o inicia, verificando se ela já adquiriu suficiente desenvolvimento físico, intelectual e emocional, bem como todas as habilidades e funções necessárias para aprender.
A prontidão para aprender é considerada um nível suficiente de preparação para iniciar uma aprendizagem, ou capacidade específica para realizar determinada tarefa; as diferenças individuais seriam, na realidade, diferenças na prontidão para aprender. Para a alfabetização significa um nível suficiente, sob determinados aspectos, para iniciar o processo da função simbólica, que é a leitura e sua transposição gráfica, que é a escrita
O ser humano apresenta basicamente três sistemas verbais: auditivo, visual e escrita. As habilidades básicas que devem ser trabalhadas na pré-escola que tem a função de fornecer á criança os pré-requisitos necessários para a aprendizagem da leitura e escrita são:
1. Percepção – é através dos órgãos do sentido que a criança estabelece o contato com o mundo exterior, organizando e compreendendo os fenômenos que ocorrem.
2. Esquema corporal – implica conhecimento do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos, das posturas e das atitudes. Sem esse desenvolvimento a criança passa a ter dificuldades de se locomover no espaço ou escrever obedecendo os limites de uma linha ou folha.
3. Lateralidade – preferência neurológica que se tem por um lado do corpo. Existem indivíduos destros, canhotos e ambidestros. As dificuldades que surgem em criança que ainda não tem lateralidade definida são: tipo grafia