distúrbio da linguagem
Ao falar em distúrbio da linguagem e escrita é importante perceber que os distúrbios não podem ser confundidos com as dificuldades que uma criança pode ter quando está aprendendo a ler e escrever. Muitos professores tem dificuldade de identificar quando a criança está com dificuldade e quando de fato pode ser um distúrbio.
Uma criança que está desde pequena familiarizada com os livros, os pais fala de forma correta é claro que não encontrará dificuldades quando for a hora de ser alfabetizada. Mas uma criança que vive num interior, depois de uns anos sem estudar vai para cidade, logicamente que ao se deparar com a linguagem e escrita irá encontrar dificuldades para ser alfabetizada, pois, além de não ter tido o privilégio da criança que desde pequena teve contato com a leitura, não teve contato com a escola. Ao se deparar com uma criança desta, professores ficam perdidos e já coloca a criança como a que tem distúrbio de aprendizagem, quando ela está com apenas dificuldades, pois não teve as mesmas oportunidades que uma criança com condições financeiras melhores, ou seja, o problema ai é social.
Professores não estão preparados para lidar com crianças que tenham distúrbios de aprendizagem, pois muitas vezes nem sabem direito o que é, de que se trata e como trabalhar com essas crianças. São ignorantes nesse assunto, pois tratam a criança como se ela tivesse uma doença, sendo que distúrbio de aprendizagem não é uma doença. O distúrbio de leitura e escrita é caracterizado pela dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita.
É preciso que os profissionais busquem conhecer tudo sobre esse distúrbio, para que possam ajudar no desenvolvimento da criança e não acabar prejudicando-a e a deixar frustrada no canto da sala se sentindo a pior das criaturas.
Distúrbios, transtornos e problemas
Distúrbios de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de alterações manifestas por dificuldades