HABILIDADES BASICAS ALFABETIZAÇÃO
Habilidades básicas ou pré-requisitos necessários para a alfabetização
A aprendizagem requer alguns pré-requisitos desenvolvidos na infância, cada um em seu tempo próprio. A aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra.
Esquema Corporal - Conhecimento adequado do corpo. Indispensável para qualquer tipo de aprendizagem, pois é através de uma boa formação deste pré-requisito que a criança torna o seu corpo um ponto de referência estável. É o seu corpo que servirá como base para a aprendizagem de todos os conceitos indispensáveis à alfabetização.
Lateralidade: O conceito de direita e esquerda é de muita importância para o processo de alfabetização, pois está intrinsecamente ligado ao conceito de imagem corporal e de lateralidade, permitindo à criança distinguir os lados em si, nas outras pessoas e nos objetos. Segundo Ajuriaguerra (1977) é esperado que, por volta dos 6 ou 7 anos a criança consiga reconhecer em si mesma estas noções. Iniciar o aprendizado da leitura e da escrita sem a aquisição destes conceitos pode implicar em confusões na orientação espacial. A criança poderá apresentar dificuldades para discriminar letras que diferem quanto à posição espacial, bem como, em relação ao sentido direcional da leitura e da escrita. É comum, que a ausência desta habilidade contribua para a escrita especular (em espelho).
Orientação Espacial – Relação entre o objeto e o observador. Crianças que iniciam o processo de alfabetização sem possuírem as noções de posição e orientação espacial...
• confundem letras que diferem quanto à orientação espacial;
• têm dificuldades em respeitar a ordem de sucessão das letras nas palavras e das palavras nas frases;
dificuldades para locomover os olhos durante a leitura;
não respeita a direção horizontal do traçado;
não respeita