Pré Projeto de Monografia Hotelaria Hospitalar
Atividade recreativa através da Hotelaria Hospitalar como fator influenciador no bem-estar do paciente. E implantação do projeto na ala pediátrica do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre-MG.
2. Título
Hotelaria Hospitalar: Propostas de atividades recreativas e apresentação de implantação do projeto na ala pediátrica do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre-MG.
3. Objetivo Central
Elaborar uma proposta de implantação de atividades recreativas na ala pediátrica do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre-MG.
3.1. Objetivos Específicos
Definir a participação da hotelaria hospitalar no cenário turístico nacional, destacando a importância da prestação de serviços turísticos.
Expor o sucesso de implantação do projeto recreativo em outros hospitais e a importância do riso no bem-estar e qualidade dos humanos.
Analisar a disposição do hospital em adequar a proposta de implantação da hotelaria hospitalar com ênfase na recreação dentro do setor de pediatria.
4. Introdução
Os hotéis e hospitais originaram-se do mesmo tipo de empreendimento, na Antiguidade os hospitais eram locais que abrigavam os hóspedes estes podiam ser além de enfermos, viajantes ou peregrinos. A partir da Idade Média com o aparecimento das doenças contagiosas viram-se a necessidade de se separar os hóspedes enfermos dos sadios assim surgindo à figura do hotel que abrigaria os hóspedes sadios. Sendo os dois empreendimentos estruturas de meios de hospedagem que devem ter em sua filosofia o conceito de hospitalidade1.
O projeto será elaborado para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, inicialmente denominado Hospital Regional “Samuel Libânio”. Criado pelo Dr. Custódio Ribeiro de Miranda e inaugurado em 21/05/1921. Atualmente é um Hospital Universitário, Privado, Filantrópico e sem fins lucrativos, cuja Entidade Mantenedora é a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí. Com o advento da Faculdade de Ciências da Saúde, passou a servir às