manfredo
A razão pela qual recaiu a minha preferência sobre o tema deve-se ao facto de eu o achar pertinente e imprescindível, no que ao melhor conhecimento das técnicas de desenho diz respeito, tendo em conta o tema da minha dissertação “O desenho e a arquitectura”. Com a minha consulta e leitura dessa obra, pretendo compreender o processo que acompanha o desenho desde a observação de quem vai desenhar, passando pela sua transferência para o papel e terminando apenas quando estiver nas mãos do receptor é o objectivo primordial destas breves linhas.
O arquitecto italiano Manfredo Massironi (1937-2011) compôs o livro Ver pelo desenho aspectos técnicos, cognitivos e comunicativos, com o desígnio de explicar as componentes fundamentais do universo do desenho para que se perceba os aspectos acima descriminados. No livro que ele dividiu em quatro capítulos de desenvolvimento da ideia, o primeiro trata sobre as componentes estruturais do desenho, no segundo capitulo a enfatismo e exclusão no desenho capítulo esse escolhido para o desenvolvimento desse trabalho, terceiro capítulo sobre o desenho e os problemas da comunicação e por fim no quarto ele retracta sobre o desenho como instrumento de pesquisa e informação científica.
A abordagem que o autor faz nesse segundo capitulo sobre os conceitos do enfatismo que é o que é enfatizado no desenho, ou seja, o que ganha maior destaque na representação, e da exclusão que é quando o autor faz selecção e representa o que acha de suma importância na transmissão da ideia, porque não é necessário representar todos os pormenores para se conseguir transmitir ou fazer a leitura do objecto, esses conceitos serve para poder demonstrar que ambos resultam de escolhas involuntárias, ou não, de quem observa e desenha.
Perante a minha leitura do texto, pude perceber que o autor estuda os momentos em que o desenhador passa, e querendo com o texto demonstrar que todo e qualquer desenho tem o seu início na observação, carregando