TRABALHO II
Arquitetura e Urbanismo
Alessandra de Oliveira
Marcela Rodrigues Mourão
A ESCOLA DE VENEZA
Belo Horizonte
2014
Alessandra de Oliveira
Marcela Rodrigues Mourão
A ESCOLA DE VENEZA
Trabalho apresentado à disciplina História da Arquitetura e da Cidade III, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientador: Diogo Ribeiro Carvalho
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
A ESCOLA DE VENEZA: VITTORIO GREGOTTI, ALDO ROSSI E MANFREDO TAFURI ...................................................................................................................... 4
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 9
A ESCOLA DE VENEZA: VITTORIO GREGOTTI, ALDO ROSSI E MANFREDO TAFURI A Escola de Veneza, cujos integrantes são também conhecidos como Grupo “La Tendenza”, é caracterizada por abordar uma prática de projeto neorracionalista italiana. Três arquitetos pertencentes à escola, Vittorio Gregotti, Aldo Rossi e Manfredo Tafuri, e seus textos sobre o assunto serão abordados como exemplificação e objetos de crítica desta tendência arquitetônica de Veneza, ocorrida durante as décadas de 1970 e 1980.
O texto de Vittorio Gregotti, refere-se às suas reflexões feitas para o livro "Território e Arquitetura", de 1966. Nele, tratava da teoria e da história, e tinha como ideia principal o local e genius loci. Porém, dez anos depois de seu lançamento, o livro não serviu para resolver os problemas organizacionais do seu projeto apresentado à Universidade de Calábria. Tal projeto tinha como principal proposta basear o desenho em um princípio de assentamento, característica de regulamentação na Calábria.
No entanto, as questões principais de seu texto são a paisagem, a natureza e a modificação. Gregotti não via a natureza como uma criação divina, mas sim