Prática Trabalhista
0 em 0,2 pontos
Leia atentamente as informações abaixo e depois responda a questão assinalando a alternativa correta:
As agremiações de sambistas são ótimos exemplos de corporações que estimulam o empreendedorismo interno. “Esse fenômeno ocorre porque só com a divisão de responsabilidades é possível organizar um espetáculo grandioso em tão pouco tempo, com escassos recursos. Cada ala tem suas lideranças, capazes de arrecadar fundos, contabilizar gastos, mobilizar talentos, determinar prazos, reunir e transformar matérias-primas, treinar procedimentos e dirigir essas ações para a obtenção de resultados. Seja na Mangueira ou na Vai-Vai, os brasileiros exercitam habilidades empreendedoras todos os anos, sempre com êxito”.
Entretanto, muitas vezes as pessoas que revelam talento empreendedor em agremiações de sambistas são aquelas que se comportam como empregados desmotivados nas grandes corporações, em que a liderança, o ambiente de trabalho e os processos organizacionais não estimulam o empreendedorismo interno. (fonte: Bom Angelo, E. Empreendedor corporativo: a postura de quem faz a diferença. Rio de janeiro: Elsevier)
A principal diferença entre as escolas de samba e as grandes corporações está no seguinte aspecto do desenvolvimento da inovação:
Resposta Selecionada:
a. Desenvolver uma cultura de inovação.
Resposta Correta:
e. Todas as alternativas estão corretas.
Feedback da resposta:
Todas os aspectos do desenvolvimento da inovação estão presentes no caso das escolas de samba, pois os as escolas incentivam os líderes de grupos a irem atrás dos recursos, levantarem fundos e mobilizar talentos, entre outras coisas. Essa liberdade também permite que eles estimulem a sua criatividade ao transformarem matérias-primas e treinarem procedimentos. Com certeza, os detalhes estão presentes na organização de uma escola de samba e nos preparativos para o desfile de carnaval. Também esses líderes podem implantar inovações radicais ou apenas