Prática Pedagógica
Vivian De Brino Candolo e Carvalho
RA 1092104
Busquei trabalhar duas escolas com conceitos de educação diferentes para que fosse possível analisar as diferentes formas de se transmitir conhecimentos.
1ª escola analisada: Colégio Nacional Araguari
Fundada em 1985, com cursos Supletivos de 1º e 2º grau. Hoje oferece Educação Infantial, Ensinos Fundamentais I e II, Ensino Médio e Pré-Vestibular.
Tem como missão promover o bem comum por meio da educação; valorizar o respeito à adversidade, o esenvolvimento sustentável, o estímulo à criatividade e a busca permanente da inovação referenciada na nossa história e no avanço da ciência e da tecnologia. Possui uma gestão democrática. Os planejamentos são estudados em conjunto com a coordenação, equipe docente e gestão.
2ª escola analisada: Colégio Ressurreição Nossa Senhora Uberlandia
Fundada na década de 40 em Catanduva pelo Padre Xavier e Madre Terezinha, hoje a Congregação conta com mais de 5000 alunos distribuídos em diversas cidades e estados. A Congregação é responsável também, pela manutenção de várias unidades de assistência social e projetos sociais, com o objetivo de diminuir as desigualdades, sejam elas econômicas ou sociais educacionais.
Sua missão é capacitar a pessoa humana a ter consciência de si (de suas fragilidades e potencialidades) e propor processos para sua transformação, em vista da ampliação do Reino de Deus
Ambas são escolas particulares e atingem a classe média e alta das sociedades em que estão inseridas. Estão localizadas em áreas urbanas e arborizadas e suas estruturas garantem diversas possibilidades de ambientes de aprendizagens.
Na essência as duas trabalham o aprender a aprender. Estimulam a busca do conhecimento, a criatividade e as experiências individuais como forma de aprendizagem.
Porém o Colégio Nacional explora o sócio-interacionismo de Paulo Freire e Vygotsky, utilizando de uma metodologia investigativa, estimulando à prática e a busca do