Prática pedagógica
Este relato da pratica pedagógica está organizado da seguinte forma: - a escolha do livro e autor, o ambiente escolhido e preparado para à hora do conto, o modo como as crianças interagiram, os objetivos pretendidos e uma reflexão sobre os resultados.
O livro escolhido foi “Se eu fosse...” de Cristina Porto Tenê de Casa Branca. O livro conta a historia de várias estampas e cores e faz uma pergunta: Se eu fosse de bolinhas..., se eu fosse xadrez..., se eu fosse estampado... o que eu seria? apresentando varias coisas ou objetos que eu poderia ser, e termina com a pergunta: e se eu fosse?... deixando grande margem para a imaginação da criança.
Eu escolhi este livro para não forjar os clássicos e também com a intenção de apresentar algo novo e diferente para as crianças já que crianças de quatro anos provavelmente já tiveram algum conhecimento ou contado com os clássicos mesmo que por meios de desenhos animados.
Este trabalho relaciona-se com os eixos trabalhados no 4º semestre, pois traz uma leitura lúdica da educação infantil, considerando a importância do processo de educação das crianças de 0 a 5 anos, a excepcional utilização do lúdico nesse processo, a importância de suprir a criança com informação suficiente para uma boa aquisição da linguagem oral e consequentemente para a formação da linguagem escrita.
RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA
Para o êxito desta prática, eu convidei meu filho de quatro anos e meio, o M..., e uma amiguinha dele também da mesma idade, a Gi... . Preocupei-me com a escolha do livro, mas também com a preparação do ambiente. Eu queria que o ambiente já contasse um pouco da história e fizesse as crianças imaginarem sobre o que seria nossa história. Por isso, eu escolhi uma área dos fundos da minha casa e estendi alguns lençóis estampados no varal. Tinha lençol com