Ética na biologia
MAESTRIA EN EDUCACIÓN
CORRENTES PEDAGÓGICAS
MESTRA: Dra. MARTA CANESE DE ESTIGARRIBIA
TEMA
OS QUATROS PILARES DA EDUCAÇÃO
SÔNIA REGINA QUARESMA KOCK
ASSUNÇÃO
2010
OS QUATROS PILARES DA EDUCAÇÃO
Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da Educação baseado no Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por jacques Delors. No relatório editado sob a forma do livro: "Educação: Um Tesouro a Descobrir" de 1999, a discussão dos "quatro pilares" se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de aprendizagem: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.
O objetivo deste livro é oferecer meios disponíveis, circulação e armazenamento de informações e para a comunicação e orientações para que a educação deva transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro. Simultaneamente, compete-lhe encontrar e assinalar as referências que impeçam as pessoas de ficarem submergidas nas ondas de informações, mais ou menos efêmeras, que invadem os espaços públicos e privados e as levem a orientar-se para projetos de desenvolvimento individuais e coletivos. À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.
Nessa visão prospectiva, uma resposta puramente quantitativa à necessidade insaciável a educação - uma bagagem escolar cada vez mais pesada - já não é possível nem mesmo adequada. Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao