Processadores intel
Funcionamento
O Processador é o cérebro do microcomputador, encarregado de processar a maior parte das informações. A definição técnica para processadores é a seguinte: É um circuito integrado de controle das funções de cálculos e tomadas de decisões de um computador, ele faz parte de um importante elemento do computador, A unidade central de processamento (em Inglês CPU). Hoje todos os circuitos e chips dispostos em diversas placas que compunham a Unidade Central de Processamento estão integrados no microprocessador.
CPU (Unidade Central de Processamento) as instruções que ela executa consistem em operações matemáticas e lógicas, alem de operações de busca, leitura e gravação de dados. Um conjunto organizado de instruções forma um programa. Todas essas operações são executadas na linguagem de maquina os processadores trabalham apenas com linguagem de maquina (lógica booleana). E realizam as seguintes tarefas: Busca e execução de instruções existentes na memória. Os programas e os dados que ficam gravados no disco são transferidos para memória. Uma vez estando na memória, o processador pode executar os programas e processar os dados; controle de todos os chips do computador.
O Processamento é composto basicamente de quatro partes:
Unidade Lógica e Aritmética (ULA)
É a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas referenciadas pelos opcodes. É na verdade, uma “grande calculadora eletrônica” do tipo desenvolvido durante a II Guerra Mundial, e a sua tecnologia já estava disponível quando os primeiros computadores modernos foram construídos.
Unidade de Controle
Responsáveis por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU, e ainda por dar todas as instruções para o correto funcionamento interno do CPU.
Registradores
Trata-se de uma memória veloz que armazena comandos ou valores que serão importantes para o processamento de cada instrução. Os registros mais