Prática Mental
Há muito tempo atletas utilizam a prática mental como melhora de seu desempenho. Porém apenas nas ultimas décadas pesquisadores estudam esse procedimento para a aprendizagem e desempenho de habilidade motora.
O QUE É PRÁTICA MENTAL?
A prática mental é uma variável, que atua dentro da aprendizagem motora, juntamente com a demonstração e instrução verbal e prática física. Essas variáveis se complementam, ou seja, juntas elas auxiliam na recuperação das habilidades motoras.
A prática mental é a recapitulação cognitiva de uma habilidade física na ausência de movimentos físicos.
Existem algumas formas de se fazer a prática mental:
1- Teoria bioinformativa: o indivíduo armazena no cérebro uma imagem que é um conjunto de preposições funcional e organizada;
2- Teoria da aprendizagem simbólica: o indivíduo entende e adquire padrões de movimentos;
3- Ideomotor: o indivíduo executa mentalmente o movimento.
4- Hipótese das habilidades psicológicas: desenvolvimento e refinamento das habilidades psicológicas;
5- Modelo de código triplo: Imagem em si (I), resposta somática (R), significado da imagem (S). Segundo Weinberg e Gould, essas praticas mentais podem ajudar quem as pratica. Desde um atleta até um aluno comum do ensino fundamental. E podemos considerar a mentalização uma forte fotocópia mental de como realizar uma habilidade, o que deveria resultar de decisões rápidas e corretas, maior confiança e melhor concentração. A prática mental terá bons resultados, porém não melhores que a prática física e, ambas podem ser executadas em conjunto. A utilidade da prática mental e da imaginação pode ser vista na melhora da concentração, onde o professor poderá ajudar um aluno quando ele esquecer um passo em uma dança, se preparando para uma competição dentro da escola. Ele vai se imaginar calmo e concentrado na execução daquele passo.
Podemos aplicar a pratica mental para o desenvolvimento da confiança.