Escorbuto x Vitamina C
O escorbuto é uma doença que surge como consequência da falta extrema de vitamina C no organismo.
A falta de vitamina C, onde a dose diária recomendada é de 60 mg/dia, desencadeia o escorbuto e uma série de desequilíbrios no organismo, sobretudo na produção do colágeno.
O consumo em excesso dessa vitamina pode vir a causar cálculo renal.
2 Quais são os sintomas?
O escorbuto pode causar sintomas como:
Hemorragias nas gengivas sem causa aparente;
Hemorragias na pele com demora no processo de cicatrização;
Dentes soltos;
Dor muscular e nas articulações;
Cansaço.
3 Historiografia da doença
O escorbuto talvez tenha sido uma das primeiras doenças que começaram a matar intensamente, já durante as Cruzadas, devido à deficiência de alimentação dos exércitos, ou em cercos prolongados às cidades.
Mas foi provavelmente o início das Grandes Navegações que aumentou muito sua incidência, pois, com o desenvolvimento das embarcações , que podiam ficar meses no mar sem tocar a terra, privava-se o acesso dos marinheiros a alimentos frescos, que contém mais vitaminas, como verduras e frutas.
A alimentação de bordo dos navegantes de Colombo, Pinzón, Magalhães, Vasco da Gama, Cabral, etc., era constituída basicamente de bolachas secas, água, vinho e carne salgada. Os marinheiros caiam doentes: as gengivas ficavam inflamadas e inchadas, apodrecendo com um tremendo mau-hálito, os dentes caíam todos, apareciam feridas e hemorragias nas mucosas e na pele, sobrevinha a fraqueza, a anemia, e, gradualmente, a morte.
Somente em 1747, Lind, um médico da marinha inglesa, fez um estudo dando a diferentes grupos de marinheiros alimentos diferentes, visando tratar o escorbuto. Dos grupos, um recebia mostarda, outro cidra, outro vinagre, outro laranjas e limões, outro água do mar. No fim verificou que o grupo alimentado com limões e laranjas recuperava-se rapidamente da doença. Com isso a marinha inglesa introduziu na ração de seus