Relatório Fisica III - Lei de Ohm
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS
IAD233 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III
PROFº: GEORGE KUMMEL SOARES FIGUEREDO CASTRO
Por Uillian Peixoto
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO I: ELEMENTOS RESISTIVOS – A LEI DE OHM
BAREIRAS, JANEIRO DE 2014.
1. INTRODUÇÃO
Georg Simon Ohm estabeleceu experimentalmente que a intensidade da corrente elétrica que passa por um condutor metálico homogêneo é proporcional a queda de potencial U no condutor
(1)
onde R é a resistência elétrica do condutor (unidade: Ω (ohm)). Em um circuito elétrico, os elementos apresentam uma resistência à passagem de corrente elétrica. A lei de Ohm estabelece uma relação entre a diferença de potencial nos terminais do elemento e a corrente elétrica que o atravessam.
2. OBJETIVOS
Vamos
observar
as
características
de
elementos
resistivos,
trataremos
quantitativamente de algumas grandezas úteis na teoria e trabalharemos também com a lei de Ohm. O objetivo desta experiência é estudar as curvas características de tensão versus corrente de elementos resistivos lineares e não lineares.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
3.1.
RESISTOR DE CARBONO
Em um resistor, a resistência elétrica é constante dentro das especificações do fabricante (temperatura, tensão e corrente), assim, ao aplicarem-se diferenças de potenciais nos terminais de um resistor, espera-se que a corrente seja proporcional a esta diferença.
3.2.
LÂMPADA DE FILAMENTO
O filamento de uma lâmpada, ao ser submetido a uma diferença de potencial, se comportará de maneira diferente de um resistor. A sua resistência elétrica poderá ser ajustada pelo polinômio:
( )
Onde
(
)
(
são constantes características em
a resistência for
3.3.
)
(
)
e
(2)
é a temperatura quando
.
FERRAMENTAS PARA O EXPERIMENTO
Para este experimento, vamos precisar de:
Aparelho multiteste;
Circuito;