Prática Laboratório - Miscibilidade
O experimento consiste em separar 4 tubos de ensaio e misturar, em cada um, quantidades iguais (5ml) de glicerina e álcool, acetona e álcool, água e glicerina e água e acetona. Foi observada a formação de duas fases em algumas misturas e, em outras, apenas uma fase. O grupo concluiu, portanto, que uma mistura pode ser homogênea ou heterogênea.
• INTRODUÇÃO: Miscibilidade é a capacidade de uma mistura formar uma única fase. Portanto, uma mistura heterogênea tem miscibilidade baixa, pois é composta por mais de uma fase.
• OBJETIVO: demonstrar que algumas misturas formam uma fase (homogêneas) e, outras, mais de uma fase (heterogêneas).
• PARTE EXPERIMENTAL:
-MATERIAIS UTILIZADOS: * 04 tubos de ensaio * 10ml de glicerina * 10ml de água * 10ml de álcool * 10ml de acetona
-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
* Nomeamos cada um dos 4 tubos de ensaio como I, II, III e IV. * Adicionamos 5ml de glicerina e 5ml de álcool no tubo I. * Adicionamos 5ml de acetona e 5ml de álcool no tubo II. * Adicionamos 5ml de água e 5ml de glicerina no tubo III. * Adicionamos 5ml de água e 5ml de acetona no tubo IV.
• RESULTADOS:
Observamos a ocorrência de duas fases no tubo I e III, o que nos permitiu concluir que as misturas de glicerina com álcool e água com glicerina são heterogêneas.
Observamos, ainda, a ocorrência de uma só fase nos tubos II e IV, o que nos permitiu concluir que as misturas de acetona com álcool e água com acetona são homogêneas.
Abaixo, fotos dos resultados obtidos, com tubos em ordem crescente da esquerda para a direita: