relatorio miscibilidade e tensao superficial
Miscibilidade e Tensão superficial
Autor: Mário Junior
Colégio Kerigma
Professor: Graci Kelly
Fortaleza – Fev/2014
Introdução:
Miscibilidade é a capacidade de uma mistura formar uma única fase (mistura homogênea) em certos intervalos de temperatura, pressão e composição.
A tensão superficial é um fenômeno que ocorre em todos os líquidos, ela se caracteriza pela formação de uma espécie de membrana elástica em suas extremidades.
Prática Experimental:
Este experimento tem como objetivos apresentar os conceitos químicos de misturas e demonstrar que o leite faz parte de uma classe de misturas conhecidas como sistemas coloidais. Com ele, pode-se demonstrar como os detergentes afetam a tensão superficial e solubilidade de compostos. Além disso, visa ilustrar conceitos gerais sobre fractais, usando os resultados de demonstrações artísticas.
Procedimento Experimental:
Material:
- Copos plásticos ou placa de petri
- Corante líquido orgânico (cores variadas)
- Leite
- Cola branca tipo PVA
- Detergente líquido
Experimento:
1. Primeiramente colocamos a cola em três placas de petri, o suficiente para cobrir toda a superfície. Depois de preenchidas depositamos gotas de corante a elas, duas placas com somente uma cor e outra placa com duas pigmentações diferentes. Logo após de posto o corante, observa-se que as transformações são poucas, somente aonde foi pingado permanece um ponto de cor. Porém logo depois com o auxilio de um conta-gotas, pingamos o detergente em cima do corante, observando o que ocorreu. 2. A próxima parte do experimento foi repetir o processo, só que desta vez com leite. Observando o que se acontecia, em alguns casos foram usados mais de dois corantes.
Resultados e Discussões: A partir de pesquisas sobre o