Prática de quimica orgânica óleos essenciais.
TEMA: DE EXTRAÇAODE ÓLEOS ESSENCIAIS FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O homem busca extrair da natureza aquilo que poderá ser-lhe útil. Dentre esses inúmeros compostos que retira de componentes naturais, estão àqueles provenientes de plantas, em forma de óleos, até então chamados de óleos essenciais.
Os óleos essenciais são definidos como compostos voláteis originados pelas plantas e possuem como principais características o cheiro e o sabor. A estrutura química desses compostos é constituída pelos elementos carbono, oxigênio e hidrogênio, no entanto sua classificação química é mais complexa, visto que, por serem formados por uma mistura de diversas moléculas orgânicas, tais como: hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos, acetatos alcoóis, ésteres, aldeídos, cetonas, fenóis entre outras. Os óleos essenciais normalmente são produzidos através de estruturas secretoras especializadas que podem estar localizadas em uma parte específica da planta ou até mesmo em toda planta.
Dentre as inúmeras fontes de extração de óleos essenciais, temos o cravo, uma planta que tinha seu uso destinado à aplicação culinária, como tempero desde a antiguidade: era uma das mercadorias entre as especiarias chinesas, que motivaram inúmeras viagens de navegadores europeus para o continente asiático.
O cravo pertence à família das Mirtáceas e sua origem é das ilhas Molucas. É conhecido também como craveiro da índia, cravina de Túnis, cravo-de-cabecinha, cravoária e rosada-índia, em outros países é conhecido como caryophylli (latim), clove (inglês), clavo (espanhol), clou de girofle (francês), garòfano d'India (italiano). É constituído de eugenol, acetato de eugenol, beta-cariofileno, ácido oleânico, triterpeno, benzaldeído, ceras vegetais, cetona, chavicol, resinas, taninos, ácidos gálico, esteróis, esteróis glicosídicos, kaempferol e quercetina. O principal constituinte do óleo de cravo é o eugenol, um composto aromático bastante eficiente, tendo em vista apresentar