Prática de Ensino
Letramento e Alfabetização
Alfabetização significa levar à aprendizagem do alfabeto, ou seja, ensinar a ler e a escrever. Assim, a especificidade da alfabetização é a aquisição do código alfabético e ortográfico, através do desenvolvimento das habilidades de leitura.
A alfabetização se ocupa da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupo. de indivíduos,ela encarrega-se em preparar o indivíduo para a leitura e um desenvolvimento maior que o letramento do individuo.
Letramento é o processo de relação das pessoas com a cultura escrita, desse modo não é correto dizer que uma pessoa é iletrada, pois todas as pessoas estão em contato com o mundo escrito e com uma forma de comunicação.
Reconhece, no entanto que existem diferentes níveis de letramento, que podem variar conforme a realidade cultural e o cotidiano.
O letramento focaliza os aspectos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade, e também vai além de ler e escrever ,pois ele tem uma função social e disciplinar.
Pode-se chegar a conclusão de que a alfabetização e o letramento são necessários, cada um com suas especialidades e importâncias.
Nessa perspectiva, alfabetização e letramento se completam e enriquecem assim o desenvolvimento e o crescimento de cada aluno.
A grande tarefa do alfabetizador dos dias atuais é conseguir alfabetizar letrando, conseguindo que assim o aluno possa atingir a educação de qualidade e produzir um ensino, em que os educandos não sejam apenas uma caixa parada de conhecimentos, mas sim que venham a serem seres pensantes e se modifiquem em transformadores da sociedade e da comunidade em que vivem .