Casamento
As modalidades da marcha atlética e onde se executa a progressão do passo onde o atleta sempre mantendo o contato ao solo com, pelo menos um dos pés. Para obter resultados o atleta terá necessariamente manter a técnica da marcha. O ritmo deve ser trabalhado o quanto antes para que não se acostumar a erros que ficarão difíceis de corrigir com o tempo.
Pernas: um passo longo e econômico é conseguindo por meio de acentuada impulsão com a perna traseira. E preciso atenção, desde inicio, á correta impulsão. O impulso e obtido com o desenrolamento do pé da planta aos dedos. Um instante antes do pé abandonar o solo, deve dar-se o contato do calcanhar do outro pé ao solo, chamado apoio duplo.
O assentamento do pe deve ser suave e tem de verificar-se antes da completa extensão de joelhos, que evite um efeito de travagem que prejudicaria o impulso de avanço.
Após o contato do pé dianteiro com o solo, a perna traseira é suave e descontraidamente puxada à frente , sem descrever um arco de curva, e sem virar, portanto, o pé nem o joelho para fora. A fim de conseguir um passo "rasante", deve-se evitar uma exagerada elevação dos quadris. O avanço de pé , se for demasiado alto ou amplo, pode provocar uma marcha "saltada". Em conjunto , o bom marchador caracteriza-se por uma ação de pernas comedida e "rasante".
É importante observar que o praticante deve aumentar o comprimento dos passos quando se aumenta o ritmo e não o contrário.
Tronco: O tronco deve ficar inclinado para frente ligeiramente ou se manter ereto. A inclinação excessiva , provoca a corrida, enquanto que a inclinação para trás denuncia mau desenvolvimento dos músculos abdominais e dorsais e envolve risco de perder o necessário contato com o solo.
Membros Superiores: Os braços, auxiliam com movimentos ritmados, a manter o ritmo da passada. Quanto mais rápida for a marcha , mais os braços se flexionam, apesar de variar de acordo com o praticante. Os movimentos dos braços devem