Prática de Ensino
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES Curso a distância de Pedagogia
PRÁTICA DE ENSINO
Uniube- Universidade Uberaba
GISELLE SIQUEIRA
CAMPO GRANDE CARIACICA, ES – 2013
ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA
BOM VOU COMEÇAR EXPLICANDO, QUE EM MINHA CIDADE NÃO HÁ PEDAGOGOS EM OUTRA FUNÇÃO A NÃO SER A ESCOLAR, PELO MENOS EM MINHAS PESQUISAS NÃO ENCONTREI.
PESQUISANDO ALGUNS TEXTOS REFERENTES DESCOBRIR A ATUAÇÃO DE CADA UM EM SEU CONTEXTO ATUAL.
O PEDAGOGO ESCOLAR:
ALÉM DA PEDAGOGIA NO ÂMBITO ESCOLAR, ATUALMENTE O PAPEL DO PEDAGOGO ENVOLVEOUTROS AMBIENTES DE EDUCAÇÃO INFORMAL. NA REALIDADE A PEDAGOGIA SE DIVIDE CONTEPORÂNEAMENTE EM DOIS RAMOS: A PEDAGOGIA ESCOLAR E A PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR.
A PEDAGOGIA ESCOLAR TEM O OLHAR PARA O PROCESSO FORMATIVO - EDUCATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORMAL, AS ESCOLAS, ONDE O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM É CURRICULAR, AINDA QUE COMPLEMENTADO POR ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E TRANSVERSALIDADE DE TEMA, VOLTADO PARA A FORMAÇÃO EDUCATIVA DO CIDADÃO E DO SER HUMANO PRODUTIVO AO MUNDO DO TRABALHO. A PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR TEM O OLHAR PARA DOIS PROCESSOS FORMATIVOS – EDUCATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
O PEDAGOGO HOSPITALAR:
A PEDAGOGIA HOSPITALAR É UM RAMO DA EDUCAÇÃO QUE PROPORCIONA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE HOSPITALIZADO UMA RECUPERAÇÃO MAIS ALIVIADA, ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS, PEDAGÓGICAS E RECREATIVAS. ALÉM DISS, PREVINE O FRACASSO ESCOLAR, QUE NESSES CASOS, É GERADO PELO AFASTAMENTO DA ROTINA ESCOLAR. PRETENDE INTEGRAR O DOENTE NO SEU NOVO MODO DE VIDA TÃO RÁPIDO QUANTO POSSÍVEL DENTRO DE UM AMBIENTE ACOLHEDOR E HUMANIZADO, MANTENDO CONTATOS COM O MEIO EXTERIOR PRIVILEGIANDO AS SUAS RELAÇÕES SOCIAIS E REFORÇANDO OS LAÇOS FAMILIARES. A PEDAGOGIA HOSPITALAR É CAPAZ DE PROMOVER UM ELO DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE HOSPITALIZADO COM O MUNDO QUE FICOU FORA DO HOSPITAL. PARA FONSECA (S/D APUD REVISTA CRESCER