Planejamento estrategico
O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências apresentas pela empresa.
Segundo (ACKOFF, 1974) O planejamento estratégico apresenta quatro princípios de planejamento que podem ser considerados como específicos, são eles: planejamento participativo, planejamento coordenado, planejamento integrado, planejamento permanente. É muito importante o executivo estar atento aos princípios gerais e específicos do planejamento, pois estes proporcionarão base mais solida para o processo decisório inerente aos processos de planejamento na empresa.
Também devemos destacar os três tipos de planejamento que são: planejamento estratégico, que é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa. Planejamento tático que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos do planejamento estratégico. E o planejamento operacional, que é a formalização da empresa, através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa.
Ainda dentro do planejamento estratégico existe o conceito de administração estratégica que é definida como um processo continuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente. No passado, o processo de administração estratégica era influenciada em grande parte pelo departamento de planejamento das organizações. Os integrantes desses departamentos eram envolvidos pelo projeto e implementação dos sistemas de administração estratégica dentro de suas organizações. Entretanto, mais recentemente os departamentos de planejamento perderam um pouco de sua influencia (CERTO, 1993).
O processo atual de administração estratégica tende,