prática de ensino de história
TEMA: Movimento e lutas feministas no passado e no Brasil atual: diferenças e semelhanças.
PÚBLICO ALVO: estudantes do 3º ano do Ensino Médio (coloque a serie dos meninos) da Secretaria de Educação do Distrito Federal no Plano Piloto, Brasília.
DURAÇÃO: 01 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
i) Discutir com as (os) estudantes diferentes construções históricas a respeito da questão de gênero e das lutas feministas na década de 60 e as semelhanças e diferenças com a situação das mulheres no Brasil atual, pautada no uso de fontes históricas distintas que direcionam o estudante para o desenvolvimento do pensamento histórico e crítico sobre a importância das mobilizações sociais no combate ao sexismo e ao machismo ainda predominantes na nossa sociedade; ii) Entender o modo como as representações de gênero presentes nas narrativas históricas, podem interferir na constituição das identidades e relações sociais no passado e no presente;
APLICANDO A OFICINA
Antes de iniciar a oficina passar o vídeo abaixo e relembrar pontos importantes sobre o machismo, a construção histórica das diferenças entre homens e mulheres e pontuar que a violência contra as mulheres e morte de mulheres são fruto do machismo que vê a mulher como inferior e propriedade dos homens.
- Vídeo do fantástico que trata de violência contra mulheres. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rxm3tufdXvQ. Acesso em 29/11/2013.
Materiais Necessários:
- Folhas brancas (A$), lápis, borrachas;
- 5 Envelopes de carta.
- 5 (cinco) caixas:
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA A OFICINA 1ª etapa: Dividir a turma na escola em 5 grupos. Entregar para cada grupo uma pequena caixa que funcionará como um arquivo. Dentro da caixa há um envelope contendo uma tarefa: escrever uma carta para a sociedade brasileira explicando a importância das lutas feministas e da escola em prol dos direitos das mulheres e no combate ao machismo e ao sexismo ainda tão presentes na nossa sociedade. Para